Secretária de indústria, comércio e turismo consegue mais cursos profissionalizantes para Corrente

Votos de utilizador:  / 0

Na manhã desta última quarta-feira(31) a secretária de Industria, Comercio e Turismo, Diviane Rocha esteve reunida com a Coordenadora de Promoção Social do SENAC/Piauí, Regina Ramos, na sede do SENAC em Teresina, para solicitar a oferta de mais cursos profissionalizantes para o município. E atendendo a pedidos da população, os cursos solicitados foram na área de beleza e culinária.

 "Mesmo com a crise econômica, o mercado correntino e brasileiro precisa de mão de obra qualificada em diversos postos de trabalho. Nesse sentido, esses cursos oferecerão uma oportunidade de aprender determinados conteúdos rapidamente e contribuir para o crescimento empresarial. Com isso, toda a sociedade é beneficiada, pois o sucesso de um negócio movimenta a economia e contribui ainda mais para o aumento das ofertas de emprego" destaca a Secretária.

Fonte - Gecom

Motorista conta como foi o acidente com micro ônibus do cantor Cristiano Neves

Votos de utilizador:  / 2

Em entrevista exclusiva ao portal F10 Cícero César do Santos com 44 anos (18 anos como motorista), lamenta o ocorrido e discorda das publicações em que teria perdido o controle do veículo.

Abatido e com olhos lacrimejando,  foi  categórico em afirmar que não fosse sua experiência, a tragédia seria maior. “Eu creio que se o caminhão que vinha no sentido contrário tivesse parado aos nos ver patinando,  eu teria conseguido evitar o acidente.”

O  motorista disse que garoava no momento do acidente.  O micro ônibus transportava 9 pessoas, sendo dois  motoristas, Cristiano Neves  e os demais componentes da Banda.

Vejam trechos...

“Conheço a estrada, já passei por ela várias vezes, estava descansado, pois assumir o volante em Bom Jesus. O Cristiano sempre confiou em mim e pediu   que eu dirigisse a noite.”

“Fiz a curva normal e uns 300 m a frente o carro começou a patinar. Foi para um lado, eu puxei para o outro, rodou, eu puxei novamente, vinha um caminhão ai eu ajeitei a frente dele (micro ônibus) para não bater de frente. Nisso ele jogou para o lado, bateu a trazeira no guard rail, ai começou a tombar e os meninos sendo jogados para fora. Estavam sem o cinto. Parecia que a gente tava dentro de um balão, tinha duas  caixas, uma delas caiu sobre o Ademir (filho do cantor). O Ademir morreu devido a caixa ter caído sobre a cabeça dele.”

“Sobre o uso do cinto de segurança o Cristiano sempre pedia que todos usassem, ele pedia  principalmente ao Ademir. O Cristiano sempre usou. Eu sempre falo. O Alex vooou, ele  estava com o cinto e não sei porque que ele tirou .  O Alex falou  que eu salvei a vida deles, pois se tivesse batido no caminhão,  teria sido pior.”

“Eu estou muito abalado com situação. No momento do acidente eu procurei o Ademir. Eu gritei procurando pelos meninos.  Foram respondendo, mas o Ademir não respondia. Ai vi ele deitado e com sangue, fiz os primeiros socorros com massagem cardíaca, mas não teve jeito.”

“O que aconteceu ali eu ainda estou tentando entender, pois nós passamos ali semana passada.  Todas  as viagens deste mês foram debaixo de chuva, descendo serra, subindo serra. Se fosse por velocidade já se perdia na curva, não tinha alta velocidade. Vinha uma van atrás da gente e algumas  pessoas   comentaram  que não entenderam porquê o carro rodou e patinou ali.”

“Naquele local onde o carro começou patinar, deve ter resto de óleo, pois ali aconteceu outro acidente. Não entendendo como isso aconteceu. Creio que ali deve ser colocada um placa de  trecho escorregadio. Qualquer quantidade de óleo que possa ter caído ali, deixa o asfalto contaminado e  pode provocar acidentes.”

O outro motorista ainda estava internado em observação no momento da entrevista. O corpo do filho de Cristiano Neves foi transladado para Minas Gerais com a interferência da prefeitura de Corrente.  "Me solicitaram apoio e atendi prontamente cumprindo com nossa missão." Disse o prefeito Murilo.

 

Foto do arquivo de Cícero César  

 

 

 

Divulgadas as atrações do carnaval de Corrente

Votos de utilizador:  / 0

A Prefeitura Municipal de Corrente, por meio da comissão de eventos divulgou nesta terça-feira (30) a programação do carnaval 2018 da cidade. A festa acontecerá no parque de Exposição Alberto Tavares de 9 a 13 de fevereiro.

Para garantir uma festa com muita alegria e sem violência a Prefeitura Municipal está montando uma estrutura completa. Com tendas, sanitários, presença da equipe de saúde com orientações de como divertir-se com responsabilidade e a Polícia Militar de Corrente trabalhará na segurança e no combate a qualquer tipo de violência. 

Fonte - Gecom

Micro ônibus do cantor Cristiano Neves tomba na Serra da Santa Marta e uma pessoa morre

Votos de utilizador:  / 2


Aconteceu na manhã desta terça feira na BR 135 na Serra da Santa Marta. Uma pessoa morreu. De acordo com informação de um dos socorristas do SAMU o rapaz que faleceu é filho do cantor. Quatro feridos   estão sendo atendidos no hospital de Corrente. 

 

 

Aguardem mais informações.

 

Agro feira supera expectativas em Corrente

Votos de utilizador:  / 0

Esse é o entendimento dos organizadores e o Portal F10 constatou também a satisfação dos  produtores.

Para  Gutão um dos organizadores do evento, a feira já pode ser avaliada positivamente. “Corrente é uma região reconhecida por seu rebanho bovino. Precisamos motivar a criação e valorização de caprinos e ouvinos. Nós criamos pouco, mas podemos criar mais e com qualidade. Nossos produtores estão entusiasmados e até quem não cria, valoriza e incentiva a idéia.”

Entusiasmado  Benedito Mascarenhas (Bené) relatou sua satisfação. “Já era pra nós ter feito isso há muito tempo. É muito importante para nossa região. Não podemos ficar só nesse negocinho de produzir pra um açougue aqui outro alí. Precisamos evoluir.  Antigamente só tínhamos o Santa Inês, avançamos e já temos outras raças na região. Agora é aprimorar.” Disse.

Para Ferdinan Nogueira o evento tomou grande proporção e a tendência é melhorar. “É um maneira da gente melhorar o nosso trabalho, valorizar o que nós criamos. O mercado é garantido tanto aqui, como lá fora. Então nos resta aperfeiçoar e criar mais e com maior qualidade. “ Falou.

A feira prever maior fluxo de pessoas no Parque de Exposição Alberto Tavares e Silva entre hoje  amanhã e atraiu também políticos. Está  confirmada a vinda neste sábado de Gustavo Neiva, Héráclito Fortes, Rodrigo Martins, Wilson Martins e Luciano Nunes. “A presença deles aqui, valoriza e abre novas possibilidades de crescimento da feira. É preciso valorizar também decisivo e fundamental apoio de nosso prefeito Murilo.”

Por sua vez o deputado João Madson  esteve em Corrente contribuindo com o evento. “Não tem como um evento como este não se tornar grandioso a cada ano.” Disse.

 

 

A feira disponibiliza também diversão para os visitantes. Neste sábado (27) haverá baile com Lucas do Acordeon. 

 

Pré-adolescente diz que relacionamento com homem mais velho tem seu consentimento

Votos de utilizador:  / 0

Uma garota menor de idade esteve ontem  na  rádio Cerrado FM, precisamente no programa Tribuna do Povo apresentado pelo radialista Gutão.  

A menina  manifestou-se sobre seu relacionamento com um homem mais velho.. “Eu gosto dele, vivo com ele porque eu quero.” Disse.

 

Na oportunidade a garota pediu que os deixassem em paz, pois segundo ela, pessoas estariam rondando a sua  casa, o que tem lhes deixado com medo, impedindo inclusive que o homem trabalhe, para garantir o sustento da casa.

O homem referido neste caso, teria sido marido da mãe da garota em questão. 

 

O QUE DIZ A LEI A ESTE RESPEITO

Questões a respeito de ser crime namorar menor de idade são bastante comuns, pois envolvem situações distintas. As regras a respeito do assunto não são tão diretas, e o entendimento torna-se difícil.

Na prática, depende do consentimento e da capacidade de consentimento do menor de idade. Isso implica, por consequência, na idade do menor. Para isso, é importante entender que as divisões de idade, para a lei, não estão apenas entre menores e maiores de dezoito anos.

A idade do menor envolvido pode ser mais importante do que seu consentimento, dependendo do caso. Por isso, é essencial compreender o que diz a lei. Entenda quando é crime namorar menor, e o que define isso:

 

A capacidade de consentimento

O que define a existência de uma crime em um namoro com alguém menor de 18 anos, é a capacidade de consentimento daquela pessoa. Para a lei brasileira, a capacidade de consentimento e determinada pela idade: a partir dos 14 anos.

Se a pessoa não tiver capacidade de consentimento, isso significa que ela não tem a autonomia de dizer que quer se relacionar. Desta forma, qualquer prática sexual será considerada estupro de vulnerável.

Quando a pessoa já possui tal capacidade, a existência ou não de um crime depende da existência ou não do consentimento.

Namorar menor de 14 anos

Pode-se dizer categoricamente que sempre é crime namorar menor de 14 anos de idade. Para a lei brasileira, crianças abaixo desta idade são incapazes de consentir a respeito e sua interação sexual.

Mesmo que a pessoa diga que quer, faça declarações oficiais ou, até mesmo, comunique aos pais seu desejo, isso não é permitido. A lei considera indivíduos abaixo de 14 anos absolutamente incapazes de consentirem sexualmente.

Isso faz com que qualquer atividade sexual praticada entre menores de 14 anos e um adulto, seja considerada estupro de vulnerável. Antigamente, o crime era chamado de estupro presumido. Significa dizer que o maior de idade tem responsabilidade de não engajar-se sexualmente com alguém desta idade, considerando suas limitações de consentimento. Qualquer relação praticada será considerada um abuso.

Entre 14 e 18 anos

A partir dos 14 anos, a legislação brasileira prevê o desenvolvimento da capacidade de consentimento. Isso significa que, a partir deste momento, o fato de o indivíduo querer relacionar-se importa.

Desta forma, se o/a menor de idade quer relacionar-se sexualmente, não há nenhum crime na prática. É proibida, no entanto, a exploração de outros tipos de atividade, como a pornografia, por exemplo.

Em alguns casos, a autonomia do consentimento pode ser questionada. É possível considerar que um adulto tenha levado o indivíduo menor de idade a consentir, aproveitando-se de relações de poder muito díspares, em função da idade. Neste caso, pode-se investigar o relacionamento para definir se houve crime ou não.

A regra a ser considerada, no entanto, é que a partir desta idade, não há crime, se houver consentimento. É necessário considerar que os pais ainda tem autonomia sobre o paradeiro de seus filhos, antes dos 18 anos. Por isso, se não consentirem que ambos saiam ou durmam juntos, a escolha deve ser respeitada.

Fonte - Direitos do Brasil

 

f

© Portal F10 todos os direitos reservados www.portalf10.com.br. Desenvolvido por: Uilhia net Web designer
Back to top