Programa “Água Corrente” leva água a comunidades rurais

Votos de utilizador:  / 0

Com o objetivo de levar dignidade e atender as necessidades da população que sofre com a seca, foi criado em Corrente o Programa “Água Corrente”.

Desde sua criação este programa já atendeu centenas de famílias através da perfuração de poços artesianos e construção de barragens. Os primeiros beneficiados foram os moradores das localidades Pindaíba II, Pedra Furada, Bela Vista, Curitiba   Mariana, Riacho do Meio, Pastores, Riacho da Cruz, Lagoa do Marreco, Vereda do Riacho Grande, Malicio, Floresta, Canto do Barreiro, Canto Grande, Bela Vista.

Este programa visa não só minimizar a sede nas localidade beneficiadas, mais também, estimular a produção rural, levando em conta que os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d’água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados.

O prefeito Murilo Mascarenhas afirmou que o programa “Água Corrente”, é uma das bases do seu governo. “Estas foram apenas as primeiras comunidades beneficiadas, pois minha meta é levar água a quem precisa, minimizar o sofrimento da nossa gente’, explicou Murilo. O prefeito disse também já ter em mãos um levantamento de necessidades e prioridades e que, em pouco tempo, irá perfurar e equipar mais 15 poços artesianos na zona rural, garantiu.

ascom

Roubo de celular poderá ser denunciado por aplicativo

Votos de utilizador:  / 0

O secretário de Segurança Fabio Abreu informou em entrevista à TV Cidade Verde que estão trabalhando na criação de um aplicativo para roubo e furto, principalmente de celulares, que é a principal moeda de troca entre os criminosos. O secretário informou ao Cidadeverde.com que o aplicativo está em fase de finalização e que será lançado em dezembro.

Segundo o secretário, as vítimas utilizarão o aplicativo para registrar o IMEI (identificação do celular) e consultar se seu aparelho foi recuperado pela polícia. As pessoas também poderão pesquisar se o celular que está querendo comprar tem registro de furto ou roubo. 

Fábio Abreu informou também que será um dispositivo "prático e simples de ser utilizado".

Ele explicou como irá funcionar e que o setor de estatística da própria secretaria de Segurança está trabalhando na confecção do aplicativo. "Está sendo criado um banco de dados onde automaticamente já ficam registrados os celulares roubados através do IMEI. Quando é feito o Boletim de Ocorrências do roubo do celular, automaticamente já fica cadastrado no banco de dados, para que possa ser buscado pelo usuário no aplicativo", esclareceu.

Além disso, o secretário disse que está sendo montada uma estrutura mínima dentro do setor de estatística para cuidar da criação e adiminstração do dispositivo tecnológico.

Há cerca de um ano, o secretário informou que Teresina teria uma equipe da Polícia Civil exclusiva para investigar roubos de celulares, que estaria instalada dentro da Delegacia de Repressão a Crimes Tecnológicos (Dercat).

 

 

Caroline Oliveira e Lyza Freitas
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Saúde lança projeto de atenção ao infarto agudo do miocárdio

Votos de utilizador:  / 0

A Secretaria de Estado da Saúde é parceira da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) na realização do Congresso Norte-Nordeste de Medicina de Emergência, que acontece nos dias 16 a 18 de novembro, no Gran Hotel Arrey em Teresina. No Congresso, técnicos da Secretaria de Saúde lançarão o projeto de atenção às linhas de cuidado ao infarto agudo do miocárdio.

O projeto prevê a qualificação constante dos médicos e profissionais de saúde que atuam na Rede de Urgência e Emergência (RUE) de todo o Estado, visando aprimorar as linhas de cuidado ao infarto agudo do miocárdio. A Secretaria de Estado da Saúde fará o aperfeiçoamento, com equipes de cardiologistas especialistas, em todo o interior do Estado e capital, sendo um dos pioneiros no país a dar tamanha abrangência.

Dentro da Rede de Urgências e Emergências existem as linhas de cuidado, sendo as principais; traumatologia, acidente vascular cerebral, pediatria e infarto agudo do miocárdio, explica Dr. Telmo, diretor da RUE no Piauí. “Hoje em dia os infartos estão cada vez mais precoces então a Secretaria de Saúde, com a ajuda da Abramed e cardiologistas elaborou esse projeto para manter os profissionais de todo o Estado sempre atualizados e saibam lidar com o infarto agudo do miocárdio, atendendo da melhor forma, de acordo com os protocolos”, completa.  

 

Congresso Norte-Nordeste de Medicina de Emergência

Na oportunidade também acontece o Congresso Norte-Nordeste de Enfermagem de Emergência e o Congresso Norte-Nordeste das Ligas Acadêmicas de Emergência.

Serão ministrados cursos de abordagem da via aérea na emergência, palestras sobre parada cardiorrespiratória em crianças, intoxicações exógenas, dentre outras. Também acontecerá as olimípiadas de simulação realística.

Para o presidente da ABRAMEDE-PI, Dr. Nagele Lima, os cursos e palestras ministrados no Congresso tem o intuito de enriquecer a carga de conhecimentos dos profissionais, tendo impacto direto na melhoria do atendimento dos usuários do SUS.

 

Fonte: Sesapi

Mutirão realiza reforma em escola da Vereda da Porta

Votos de utilizador:  / 0

Na manhã desse sábado (11/11), os alunos da escola Justina Freitas juntamente com toda população da localidade Vereda da Porta, realizaram um mutirão para promover uma reforma nas instalações da escola.

A iniciativa faz parte do projeto Eco Kids, parceria da Prefeitura Municipal de Corrente com apoio das Secretarias Municipais de Educação, Esportes e Cultura e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com o Ministério Público e a comunidade correntina.

Fonte - 180 Graus

Conferência Municipal de Saúde é realizada em Corrente

Votos de utilizador:  / 0

Na última sexta-feira (10/11), ocorreu a VII Conferência Municipal de Saúde em Corrente, onde um grande público se fez presente, mostrando a preocupação da população sobre o tema.

As conferências municipais de saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.

Fonte - 180 Graus

 

Governador inaugura fórum e obras de pavimentação em Corrente

Votos de utilizador:  / 0

Nesta sexta-feira (10), o governador Wellington Dias visitou o município de Corrente onde inaugurou obra de mobilidade urbana que liga o centro da cidade ao bairro Vermelhão e o Fórum Cível Criminal Desembargador José Messias Cavalcante.

 

Cerca de R$ 800 mil foram investidos por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) na obra de pavimentação. O governador Wellington Dias afirma que as obras tem como objetivo principal proporcionar qualidade de vida à população. “O bairro Vermelhão está em grande expansão aqui em Corrente.

Além da pavimentação que inauguramos, estamos apresentando aqui mais um aditivo e vamos fazer mais investimentos em diversas áreas. Hoje, também estamos inaugurando o fórum cível criminal da cidade. O objetivo com essas obras é melhorar a qualidade de vida das pessoas e também trazer desenvolvimento econômico”, declarou.

O prefeito Murilo Mascarenhas acredita que a parceria Prefeitura e Estado vai impulsionar a economia e o desenvolvimento da cidade. “A prefeitura tem recebido bastante apoio do Governo do Estado. O governador Wellington Dias tem sido muito sensível às demandas da nossa cidade e a prova disso é essa obra de mobilidade urbana que vai facilitar o acesso a um dos bairros mais populosos de Corrente, além do aditivo para poder estender mais a obra. Nós somos muito gratos ao nosso governador”, descreveu.

O diretor do Idepi, Geraldo Magela, falou sobre a obra. “Inauguramos a pavimentação em paralelepípedo com sete mil metros quadrados de pavimentação no qual foram investidos 800 mil reais. É uma obra muito importante que evitao que as pessoas se desloquem até o centro da cidade através da BR 135”, explicou.

Wellington Dias inaugurou também o Fórum Cível Criminal Desembargador José Messias Cavalcante, onde funcionará a vara única e a vara cível criminal. O prédio recebeu investimentos na ordem de R$ 4 milhões advindos de arrecadação do Tribunal de Justiça do Estado. O presidente do TJ, desembargador Erivan Lopes, acredita que esse é um dos passos para uma justiça acessível e de alcance a todos. “Essa obra vem oferecer uma nova estrutura, adequada à população que precisa desses serviços jurídicos. Nós inauguramos, hoje, aqui, e vamos inaugurar (outros fóruns) também em Cristino Castro e Bom Jesus. A nossa mensagem à população é que estamos trabalhando para oferecer os mesmos serviços da capital ao interior do Estado”, informou.

Autorizações
Autorização para Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) a tomar as providências necessárias para implantação de duas academias de saúde ao ar livre e equipadas.

Autorização para a Secretaria Estadual de Saúde a tomar as providências necessárias para a aquisição de equipamentos destinados ao Hospital Dr. João Pacheco Cavalcante.

Autorização para o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) a tomar as providências necessárias para a implementação de pavimentação poliédrica da avenida Beira Rio do bairro 

Fonte - FortNotícias com fotos de Bruno Vieira

 

 

© Portal F10 todos os direitos reservados www.portalf10.com.br. Desenvolvido por: Uilhia net Web designer
Back to top