POLÍTICA

"Certeza que serão descobertos mete medo nos corruptos" diz idealizador da Ficha Limpa

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Durante o lançamento da Campanha de Combate ao Caixa 2 em Teresina, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, o advogado eleitoral Marlon Reis, afirmou que com as novas regras de financiamento de campanha, a transparência dos gastos chega para inibir a corrupção.

O maranhense Marlon Reis também destacou que os mecanismos legais de combate à corrupção já estão em vigor, e que agora é preciso por em prática a partir dessas eleições. "A Lei já tirou, falta agora acabar na prática e quem pode fazer isso é a sociedade", explicou o especialista, enfatizando a importância de todos estarem vigilantes quanto aos gastos de campanha dos candidatos.

"O que inibe a corrupção é a certeza da descoberta e a descoberta pode ser feita com transparência e fiscalização", acrescentou. 

Marlon apontou várias medidas aprovadas em Lei, na mini reforma política, que podem impedir a prática do Caixa 2 nas campanhas, como o fim do financiamento privado, o fim dos comitês financeiros, a obrigatoriedade de disponibilização dos nomes dos doadores, bem como os valores doados e a fixação de limites dos gastos de campanha, obedecendo a regra de só poder doar até 10% da sua renda declarada no ano anterior.

Marlon Reis é ex-juiz de direto do Maranhão e atualmente é advogado eleitoral em Brasília. O lançamento da campanha contra o Caixa 2 acontece nesta manhã de sábado (9), no plenário da OAB-PI com a participação do presidente da Casa, Chico Lucas, além de advogados e membros da OAB.

De acordo com a advogado, o próximo passo é a educativo,  de se trabalhar para aprimorar a conscientização da sociedade sobre a proibição do Caixa 2.  "Acredito que é a Lei vem para melhorar e impedir a prática, mas é preciso impulsionar essa luta através de campanhas como essa".

 Fonte - Cidade Verde

© Portal F10 todos os direitos reservados www.portalf10.com.br. Desenvolvido por: Uilhia net Web designer
Back to top