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10 comidas ou bebidas que você deve evitar ao máximo

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Quando você está tentando melhorar sua saúde e perder peso, existem certos alimentos que você deve evitar ao máximo possível. Muitos destes alimentos fazem mal à saúde pois podem facilmente contribuir para o ganho de peso, no entanto, outros alimentos devem ser evitados devido à abundância de ingredientes perigosos e potencialmente prejudiciais.

 

Comer saudável significa escolher frutas, vegetais e carnes que são criadas e vendidas com o mínimo de processamento. Alimentos pré-preparados devem conter o mínimo de ingredientes artificiais e com todos os ingredientes listados e bem legíveis, ao mesmo tempo que devem possuir uma variedade de vitaminas e minerais. Alimentar-se excessivamente com comidas processadas pode causar confusão mental, inchaço, problemas digestivos, e até mesmo ganho de peso.

 

Então, aqui está uma pequena lista de alimentos que devemos evitar sempre que possível. Esses alimentos não têm que ser necessariamente banidos para sempre, mas procurar substituí-los por alternativas mais saudáveis pode beneficiar a saúde e trazer paz de espírito.

1 - REFRIGERANTE

Se você parar de consumir apenas uma coisa da lista, escolha bebidas com muito açúcar ou adoçantes como o refrigerante. Essas calorias vazias aumentam a barriga sem oferecer qualquer benefício nutricional ou sensação de saciedade.

2 - CARNES PROCESSADAS

A maioria das carnes processadas, incluindo frios, bacon, linguiça e cachorro-quente, contêm conservantes químicos que fazem com que a carne pareça fresca e saudável, mas, na verdade, aumentam o risco de câncer. Ambos nitritos de sódio e nitrato de sódio têm sido associados a um aumento significativo do risco de câncer do cólon e outros tipos de câncer.

3 - MARGARINA

4 - COMIDAS ENLATADAS OU FRUTAS EM CONSERVA

Escolha frutas frescas ao invés de frutas em conservas cheias de açúcar e corantes artificiais que não adicionam nenhum valor nutricional.

5 - COMIDAS CONGELADAS

 

Convenientes, sim! Saudáveis, não! Comidas congeladas são geralmente muito processadas e carregadas de gordura e sódio. Já as frutas e verduras congeladas podem ser uma opção mais saudável desde que não contenham aditivos e sal.

6 - CHOCOLATE BRANCO

O tipo certo de chocolate (Amargo!) serve não só como um delicioso agrado mas também como um superalimento energético. Já o chocolate branco, perdeu todo o valor do cacau e oferece somente calorias, gordura saturada e açúcar.

7 - REFRIGERANTE DIET

Os refrigerantes e os alimentos diet contêm adoçantes artificiais, como sucralose, aspartame, acesulfame-K e neotame. Em pequenas quantidades, não há problemas em se usar açúcar, mas quando escolhemos os adoçantes artificiais, eles podem incitar o desejo por comidas açucaradas. Esse estímulo para consumir doces leva ao consumo maior de porcarias. Além disso, a segurança desses adoçantes é questionável.

8 - CARNE DE GADO ALIMENTADO COM MILHO

Hoje, fazendeiros alimentam suas vacas com milho e soja, o que engorda os animais mais rapidamente. Esse tipo de alimentação também diminui a quantidade de vitaminas e minerais que poderiam ser obtidos da carne e aumenta o volume de gordura saturada. Escolha carne de gado alimentado com grama ou, melhor ainda, cortes magros de carne de frango e de peru.

9 - PIPOCA DE MICRO-ONDAS

O saco em que a pipoca é feita contém vários químicos que não deveriam ser consumidos. O papel da embalagem contém substâncias como o ácido perfluorooctanóico (PFOA), parte de uma classe de componentes que podem ser relacionados à infertilidade. Estudos mostram que o micro-ondas faz com que esses químicos vaporizem e migrem para a pipoca. Adicionalmente, muitas pipocas de micro-ondas são embaladas com gorduras trans e corantes e saborizantes artificiais. Uma solução simples é estourar sua pipoca da maneira tradicional, numa panela, ou simplesmente usar sacos de papel kraft com o milho de pipoca e temperos mais saudáveis no microondas.

10 - CHOCOLATES E DOCES SEM AÇÚCAR

 

Existem algumas maneiras de adoçar seus alimentos sem açúcar. Isso inclui adoçantes artificiais, como aspartame e Splenda, ou álcoois de açúcar. Muitos dos alimentos sem açúcar, ou sugar free, são adoçados com álcoois de açúcar. Os adoçantes artificiais não são saudáveis, mas os álcoois de açúcar podem ser ainda piores, eles podem causar problemas gastrointestinais, como gases e diarréia. O consumo de apenas algumas poucas latas de alimentos sem açúcar podem causar isso, então, cuidado!
 
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