POLICIA

Só no Piaui foram mais 700 assassinatos em 2014

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

Pesquisa realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi) revela que no ano de 2014, 701 pessoas foram assassinadas em todo o estado. Esse número é cerca de 41% maior do que o total de homicídios registrado no ano anterior (2013)que teve 496 assassinatos.

Segundo o presidente do Sinpolpi Constantino Junior, os números mostram uma evolução nos casos praticamente todos os meses com raras exceções. Logo em janeiro os assassinatos chegaram a 55 e bateram um recorde do ano anterior quando em dezembro de 2013 foram registrados 52 homicídios dolosos.

Em março, outro recorde: sessenta e duas pessoas foram mortas naquele mês pelos mais variados meios que vão desde armas de fogo até mesmo crimes praticados com paus e pedras.

Em maio houve uma grande queda com o Estado registrando o menor número de assassinatos dentre os meses de 2014 com “apenas” 43 crimes. Mas em agosto, mais um recorde é batido com o registro de 73 homicídios dolosos. Em setembro ocorreu uma nova queda, mas a partir de outubro houve um crescimento até o final do ano. Naquele mês foram registrados 59 assassinatos, que é novembro pularam para 72 e culminaram com o incrível número de 92 vidas perdidas através de crimes dolosos no mês de dezembro.

CAPITAL
Conforme ainda o presidente do Sinpolpi Constantino Júnior, se os dados gerais já eram preocupantes quando medidos somente na Capital, são alarmantes: segundo ele, entre os anos de 2013 e 2014 Teresina teve um aumento de quase 50% nos casos de homicídios dolosos. Os números mostram que na Capital foram registrados 284 assassinatos em 2013 e no ano passado este dado subiu para 425 crimes.

Em cinco dos 12 meses do ano o número de assassinatos em Teresina ultrapassou os 40 casos chegando a 50 vítimas no último mês do ano. O mês de maio foi o que menos registrou homicídios dolosos em Teresina com um total de 22 crimes.

MUNICÍPIOS
Nos demais municípios também aconteceu um aumento substancial no número de crimes. Em 2013 foram registrados 212 casos em municípios com exceção de Teresina e no ano passado este número subiu para 276 mostrando um aumento na ordem de 30%.

MULHERES
Durante todo o ano de 2014 60 mulheres foram assassinadas no Piauí. A maioria dos crimes está ligada a brigas de casos passionais, brigas de casais por causa de ciúmes. Há também o caso de uma vítima do sexo feminino que foi encontrada esquartejada no rio Poti na região da Universidade Federal do Piauí e cujo corpo nunca foi identificado pela Polícia.

O mês de abril foi o que registrou o maior número de assassinatos de representantes do sexo feminino com oito casos e o maio, considerado o mês das mulheres, foi o que teve menos mortes por assassinatos, com dois crimes.

Para o presidente do Sinpolpi Constantino Junior estes dados mostram mais do que nunca que os governos que passaram pelo Piauí nos últimos 15 anos estavam brincando de fazer segurança. Eles não investiram praticamente nada no aparelho policial fazendo com que o crime imperasse no Estado levando medo à população ordeira do nosso estado. Faltou investimento principalmente em educação e segurança nas regiões periféricas do Estado onde ocorrem a maioria destes delitos.

Fonte: Com informações da Assessoria

Publicado Por: Fábio Carvalho - 180 Graus

© Portal F10 todos os direitos reservados www.portalf10.com.br. Desenvolvido por: Uilhia net Web designer
Back to top